Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Preciso pedir autorização do meu marido para colocar Diu?

há 3 anos


Recentemente, a notícia de que planos de saúde têm exigido autorização dos maridos para que as esposas possam colocar DIU repercutiu em todo país.

“Mas, Carol, baseados no que estão fazendo isso?"

Existe uma lei que prevê o consentimento de ambos, mas apenas em caso de cirurgia esterilizadora, ou seja, ligadura de trompas ou laqueadura. Note que mencionei AMBOS, o que opino ser inconstitucional, haja vista ferir o princípio da autonomia da mulher, mesmo que em detrimento ao planejamento familiar, assunto da referida lei.

Mas a mulher é dona das escolhas relativas ao seu corpo, e a negativa do plano em conceder a ligadura de trompas ou laqueadura diante da discordância do marido, nos leva a pensar que o homem é dono do corpo da esposa.

Sobre o DIU, é absolutamente inconstitucional esta exigência.

Se você sofrer este obstáculo, procure uma advogada para demandar judicialmente contra o plano de saúde. Inclusive você tem direito a dano moral.

Vislumbro inclusive o cabimento de ação judicial no caso da negativa de ligadura de trompas ou laqueadura, afinal, a mulher não é obrigada a obedecer a decisão do marido.

#mulher #dicadamalfatti #autorizacaoparacolocardiu #DIU #direitodamulher #direitodoconsumidor #planosdesaude

  • Sobre o autorMoldo as situações do dia a dia ao seu direito.
  • Publicações125
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações186
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/preciso-pedir-autorizacao-do-meu-marido-para-colocar-diu/1259884439

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)